A loucura de nossos tempos

KONANOS Arquimandrita Andreas
tradução de monja Rebeca (Pereira)


Ao assistirmos as notícias, escutarmos o rádio, etc... vemos que nossa vida está se tornando cada vez mais difícil. "Existe um tipo de inferno em torno de nós", muitas pessoas dizem. Ao vermos as notícias ficamos simplesmente mal. Ouvimos os acontecimentos próximos a nós mesmos e nos espantamos a tal ponto de nos perguntarmos: "Para onde estamos indo? Por que levamos este tipo de vida? Será que não poderia ser diferente? Não poderia ser como o Paraíso?"


Poderia ser como o paraíso. Deus nos criou para a alegria, e não para o sofrimento. Deus nos trouxe a este mundo não para fazer de nossa vida um inferno latente, mas antes para que possamos levar uma vida calma, quieta, alegre e criativa. Assim podemos viver ativa, mas ao mesmo tempo, humildemente e de forma pacífica. Podemos ter nossas obrigações diárias, boas ocupações, família, amigos, parentes, algo de significativo, modesto, amável... Quem não sonha com isso? Nossa vida, todavia, é completamente o contrário: extremamente tensa, dura, completamente exaustiva, ver podre. Quer dizer, nos conduz à doença, a ações prematuras e isto não sabemos como vai terminar.

Sabemos através do Evangelho e da Revelação que desde que Cristo nos acompanha, o mundo vai de mal a pior. Isto é muito óbvio para nós. Mas apesar disto buscamos outra explicação de eventos - científica, política, geo-política, sobrenatural. Sim, mesmo até sobrenatural, oculta; nem mesmo aceitamos as divinas explicaçõess, ensinadas pela Igreja e por Cristo.

Metade da Grécia esta queimando em fogo, mas quem toma isto como um chamado ao arrependimento? Somente poucos cristãos. O outro ato num modo mundano, quer dizer, com certeza, sem males levando em consideração o que realmente deve-se dar uma nova casa ao homem que perdeu sua casa pelo fogo, e dar comida àquele que tem fome. Isto é verdade, mas saiba o que São Cosme de Aitolia dizia? "Ao dares comida para uma criança, coloque um ícone de Cristo em frente dela, para aprender a conectar a comida com Deus, e diga-lhe: "Meu pequenino, esta comida que estás a comer não é minha. Meu Deus foi quem me deu! Deus me deu saúde, deu-me trabalho, Deus nos deu comida e por isso comemos. Sua mãe prepara uma refeição para você, mas Deus nos deu a chuva, a terra as sementes"...

Tudo no mundo está conectado. Tudo está cristianizado na graça de Deus, e a tudo podemos dar uma interpretação cujo centro é Cristo, lá quando Cristo se encontra no centro e quando tudo é conduzido por Cristo. Quando desperdiçamos e não compreendemos a mensagem enviada por Cristo em nossas vidas,  e nos tornamos furiosos, e até menos responsáveis, revoltados contra Deus... o que acontece então?

Nossa vida pode ser extremamente bela. As promessas de Deus são claras. No Antigo Testamento, Ele diz: "Se Me ouvires, desfrutarás de tesouros terrestres e de tudo em vossas vidas será abençoado! Vossas vidas serão como o paraíso, um verdadeiro prazer, verdadeira doçura! Se não deres ouvido as Minhas palavras, a espada vos espera, matarão uns aos outros, engolirão uns aos outros" (cf. Lv. 26).

Se o Senhor não estiver presente em nossas vidas enquanto fator principal, se Ele não entrar em nossa mente e controlar nossos atos, pensamentos, decisões, se não deixarmos que Ele governe o leme indomável de nosso "eu", que livra nosso egoísmo, se o Senhor não entrar enquanto governador em meu lar, país, parlamento - se isto não acontecer, será impossível manter o equilíbrio.

A vida humana sem Cristo é governada por instintos, a lógica do absurdo, um faminto por proveitos, a lei da selva, em que o mais forte quer destruir e desmembrar o mais fraco...Se não houver Deus para ti, quem poderá dar sentido a tua vida e dizer o que é bom e o que é mal, tudo se torna relativo. "Tudo é diferente para pessoas diferentes, para ti isto é mal, para mim é bom!", como dizem algumas pessoas.

Sem Cristo não existe critério comum, chão comum, não há ideal com um objetivo concreto diante de nós o qual queremos alcançar, não existe pessoa que queiramos personificar. O que é esta pessoa, este ideal que a época contemporânea deseja criar? O ideal do homem contemporâneo é o seguinte: um extrovertido, super ativo, mas ao mesmo tempo uma pessoa profundamente depressiva, que não vê um sentido nem um objetivo, não tem futuro, não sabe nem para onde vai, nem de onde vem e como vai viver.

Tudo isto é estranho à Igreja. Na Igreja existem diferentes idéias, um prisma diferente da vida, uma experiência diferente. Nem todos os cristãos a experimentam, poucos apenas, mas o objetivo é que o fermento venha a afetar o resto do mundo, trazendo o entendimento da absurdidade da vida sem Cristo.

O mundo se encontra constantemente em estado de falta de esperança, e buscando solucionar tais estados, cria novos. Assim, nunca vamos adquirir paz. Com isso, quando o fogo arrebenta, a catástrofe acontece ou um tremor de terra, é bom cuidar do externo, usar a ciência e a tecnologia, mas também buscar um significado mais profundo nos acontecimentos.

Nos dias de hoje as notícias não estão emitindo mensagem alguma para nós, não estão nos fazendo pensar sobre algo importante na vida que venha a refletir no coração, em nossa existência, em nossa verdadeira felicidade. Antes, nossa mente está constantemente ocupada com pensamentos sobre dinheiro, segurança social, com a  bolsa de valores.

Alguns dentre aqueles que me ouvem protestarão: "Não estás fazendo o mesmo? Não queres o aumento do salário? Não trabalhas por dinheiro também? És contra o dinheiro? Sem dinheiro não se pode fazer nada!"

Sim, meus amados, mas o dinheiro não é o que está faltando para se encontrar a felicidade. Olhem! Oro para que encontrem o trabalho que desejem, e recebam o dinheiro necessário, que o salário não seja tirado, mas saibam que isto não constitui a felicidade em si mesma. Estamos errados se equacionamos e conectamos a felicidade com coisas deste gênero.

Você se levanta de manhã e liga as notícias da manhã, os comentários matinais. Desde o comecinho do dia sua mente é bombardeada com mensagens: política, mercado, economia, reportagens policiais sobre como as pessoas sobreviveram, quantas foram mortas, onde estão em guerra, quem vai ficar com qual partido, quem vai ficar com o outro, quem vai governar, como vão os eletrônicos - realmente pensa que tudo isto vai te fazer feliz? Em verdade, se pensares com calma, vai ver que isto não tange tua própria vida, teus filhos, Deus. O que isto te proporciona? Mas ao mesmo tempo, você não encontra um tempinho para as orações da manhã, para um livro interessante e construtivo ou uma passagem do Novo Testamento...

Se refletires o suficiente, vais entender que tudo isto é uma fuga, um álibi ou algo do gênero, que usamos para esquecermos a nós próprios e não pensarmos no sentido verdadeiro de nossas vidas. Como somos ajudados por todos os tempos está nos sendo oferecido hoje? Será que isto nos fala sobre grandes questões existenciais: sobre a felicidade, a felicidade interna, sentido da vida, solidão, depressão, medo da não-existência?

Tantos pontos de interrogação são deixados no mundo, na alma de pessoas jovens - Será que seus olhos não nos fazem ponderar? Sentem eles fome pelo sentido da vida? Não, seus olhos estão ocos, não há um pingo de alegria neles, da graça do Espírito Santo recebida no Batismo, mas que consequentemente foi queimada por alguma coisa. São olhares cansados. Será que isto não nos faz ponderar? Faz-nos dar um sentido a tudo, a dizer as crianças tudo sobre isto, sobre o que se encontra escondido por detrás de tudo? Por que estão vivos, para onde vão, como conquistarão o vazio, o tédio e o reino da televisão no interior deles próprios

Vocês, gentes e políticos, respondei aos adolescentes, por que estão tão tristes quando voltam pra casa de uma festa? Vocês que falam sobre salário, sobre seguro, que expressam sua opinião sobre tudo, cheguem junto de seus filhos, que tem dinheiro em seus bolsos e o terão ainda, mas que apesar disto, ao retornar da festa ou de outra celebração qualquer, sente um vazio em sua alma e pergunte: "Por que estou triste? Por que estou deprimido? Por que nada me traz satisfação? Por que estou fazendo tudo, mas não consigo sentir alegria? Por que está faltando alguma coisa e eu não consigo saber o quê é? Por que sinto constantemente tédio e certa nostalgia?"

Quando todas estas questões terão uma resposta? E enquanto isso você está prometendo salvar o mundo, vai tomar horas diante da TV para desenvolver suas idéias; aquilo que você fala é muito importante.

Então, o que deve ser feito? Precisamos refletir e olhar para nós mesmos, como num espelho; para dentro de Cristo e não para o interior da mentalidade deste mundo, e só assim vamos ver que tudo está em ordem.  Mas existe um conjunto de critérios no mundo que vão lhe dizer que você está indo bem, enquanto existe um outro diferente na vida em Cristo. De acordo com o mundo, eu sou um insano - talvez você também, a partir do momento que dizemos a mesma coisa...Hoje a época está dizendo uma coisa, e nós outra. Será que isso é loucura? OK. Mas esta loucura está nos deixando viver e interpretar a vida corretamente, estamos de pé e sofrendo de pobreza, uma perda de prazeres mundanos, e podemos vencer a morte.

E o que fazemos com a morte? "Bem, haverá aposentadoria!" Tudo certo, você vai ter aposentadoria, mas o que vai acontecer depois da aposentadoria? Quem vai te falar de pós-aposentadoria? Quem vai te falar sobre a morte, que vira com certeza? Ou, então, talvez não acreditamos nisso, e não aceitamos a morte? Este problema é concluído pelo nossa admissão de que não temos fé, somos ateístas e vivemos sem Cristo em nossas vidas. E neste caso eh normal para as pessoas fazerem o que fazem: pânico, ser unilateral, aceitar somente soluções políticas e econômicas aos problemas. Tudo isto é natural nesta atmosfera não natural em que Cristo está ausente.

Por exemplo, na TV eles falam: "Cuidemos dos jovens, queremos que eles se divirtam, que sejam felizes!" Boas palavras, não? Então os jovens devem se divertir, serem felizes, obterem algo - mas me explique o significado destas palavras. O que quer dizer "então os jovens devem ser felizes"? "Qualidade de vida". O que significa qualidade de vida?

Ouvi recentemente que a cidade organizou um centro para jovens. Você vai ao teatro e vê pequenas paixões, vícios, enganos. Isso é qualidade? Então os jovens devem se juntar e organizar um jogo - mas que qualidade de vida esta realidade está oferecendo a eles?

Tudo está caminhando para esta direção. E nós, homens de fé em Cristo, devemos ao menos estar cientes de nossa condição, converter nossa raiva em oração e auto-crítica. Não repreendamos os outros, mas nós próprios, dizendo: "Somos culpados, porque se fossemos verdadeiros cristãos, se tivéssemos paz e boas obras em nossas vidas e influenciado o mundo como poderíamos, certamente a atmosfera na sociedade e em nossas vidas pessoais seria muito melhor".

Comentários